Roma, 23 jan (RV) – A Igreja Ortodoxa Sérvia tem um novo patriarca. Esse foi o anúncio proferido ontem após a reunião do Conselho Eclesiástico Eleitoral, ocorrido em Belgrado, na Sérvia. O 45º sucessor de Santo Sava é o Bispo Irinej de Nis.
O novo patriarca, cujo cargo é a máxima responsabilidade do especial Conselho Eclesiástico, será empossado amanhã, na Catedral de Belgrado. Seu título oficial a partir de então será arcebispado de Pec, metrópole de Belgrado-Karlovac e patriarca sérvio.
Irinej nasceu em 1930 na aldeia de Vodova perto de Cacak, na Sérvia Ocidental. Foi seminarista em Prizren no Kosovo, fez faculdade e pós-graduação em teologia, primeiramente em Belgrado e depois em Atenas.
Como religioso, exerceu os cargos de professor no Seminário de Belgrado, diretor da escola monástica do mosteiro de Ostrog em Montenegro, reitor do seminário em Prizren e, em 1975, foi eleito bispo diocesano de Nis, na Sérvia, berço do Imperador Constantino, o Grande. O antecessor de Irinej de Nis foi o Patriarca Pavle I, falecido em 15 de novembro do ano passado. (LC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário