quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CRISTÃOS ORTODOXOS CELEBRAM A EPIFANIA NAS MARGENS DO JORDÃO

Roma, 20 jan (RV) – Milhares de cristãos ortodoxos foram, essa semana, ao rio Jordão para celebrar a Epifanía no local onde a tradição coloca o batismo de Jesus por João Batista.
Como todos os anos, o clima sensível do lugar, na fronteira entre a Jordânia e o território palestino da Cisjordânia ocupada por Israel, impediu os fiéis de mergulhar no rio bíblico, mas não tirou a beleza da tradição, com muitas orações, cânticos e danças.
Além dos palestinos, muitos cristãos de todo o mundo também participaram das festividades.
Segundo a agência EFE, o ritual começou no pequeno mosteiro de São João, há centenas de metros do rio, com uma missa celebrada pelo patriarca Greco Ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III. Na cerimônia, o patriarca abençoado a todos em várias ocasiões. Em seguida, os fiéis fizeram uma procissão liderada pelos padres.
Ao chegar ao rio, o patriarca deu água há três pombas brancas, enquanto outro grande grupo de fiéis assistia à cena do lado jordaniano do rio.
O evento se assemelhava a uma passagem do Novo Testamento: "Assim como Jesus foi batizado, foi até a água. Naquele momento os céus se abriram e viu o Espírito de Deus para baixo como uma pomba e vindo sobre ele."
Com um céu escuro e algumas gotas de chuva, a cerimônia foi em um tom sério que moveu os peregrinos que acenderam velas, rezaram e cruzou-se com os dedos molhados em água do rio.
O lugar onde a tradição não só coloca o batismo de Jesus, mas também a entrada do Povo de Israel na Terra Prometida e a subida de Elias ao céu num carro de fogo, está cercado de minas e é considerado, por Israel, zona militar fechada desde que ele a assumiu em 1967.
Israel, que restringe o acesso ao local organiza visitas de quatro dias por semana, tem a intenção de abri-lo permanentemente para promover o turismo religioso, um dos seus interesses econômicos. (LC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário