terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bento XVI ministra o batismo a crianças na Capela Sistina

papa batismo.jpeg
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-01-2011, Gaudium Press) Como é tradição, o Papa Bento XVI ministrou neste domingo, quando a Igreja recorda mundialmente o Batismo do Senhor, o sacramento do batismo a 21 filhos recém-nascidos de funcionários vaticanos e da Santa Sé. E pediu: que toda a comunidade cristã dê sustento às famílias, "pequenas igrejas domésticas", na sua missão educadora de seus filhos na fé.
Ao falar sobre o sentido do sacramento durante a Solenidade de ontem, o Santo Padre afirmou que é no batismo que se derrama o amor de Deus e tem início da vida da graça. "A fé é o motivo mais verdadeiro e mais belo por que viver", disse. Aos pais das crianças que batizava, todos presentes à Capela, o pontífice recordou que os filhos são "um dom precioso do Senhor".
Tornou-se tradição no Vaticano os Papas administrarem o sacramento do batismo aos recém-nascidos na Capela Sistina durante a festa do Batismo do Senhor. A própria solenidade, como explicou o Papa, não fala sobre o batismo que é concedido hoje como sacramento, mas do batismo anunciado por São João Batista, que era antes um ato penitencial e um convite à humildade.
Segundo Bento XVI, esta lógica de humildade se exprime no pedido de Jesus para ser batizado pelo primo João, estabelecendo "uma comunhão plena com a humanidade" e "uma verdadeira solidariedade com o homem". Era também um gesto de antecipação da Cruz e da morte ante os pecados do homem; e de subserviência ao manifestar na totalidade sua uniformidade ao amor do Pai , "a plena sintonia de vontade e da obediência".
Durante a unção dos pequenos neste domingo, Bento XVI voltou a destacar a importância da família na formação das gerações jovens na fé. No atual contexto, urgiu ser necessário apoio no esforço educativo também das paróquias, ressaltou. "A colaboração entre a comunidade cristã e família é assaz necessária no atual contexto social, no qual a instituição familiar é ameaçada por várias partes e tem de fazer frente a não poucas dificuldades na sua missão de educar para a fé".
Entre os recém-nascidos que ontem receberam o sacramento do batismo das mãos do Papa, estava, por exemplo, a filha de um dos sargentos da Guarda Suíça Pontifícia, entre outros filhos de dependentes vaticanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário