sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Papa recorda São Pio X na catequese da audiência geral


Castel Gandolfo (Quarta-feira, 18-08-2010, Gaudium PressO Papa encontrou-se nesta quarta-feira com fiéis e peregrinos reunidos no pátio do palácio apostólico de Castel Gandolfo para sua semanal audiência geral. Em sua catequese, Bento XVI decidiu abordar a catequese de seu antecessor São Pio X - no próximo sábado, a Igreja celebra a memória litúrgica deste pontífice.
Segundo Bento XVI, um dos maiores legados de Pio X foi sua fidelidade a Cristo. "São Pio X ensina a todos nós que na base da nossa ação apostólica nos vários campos nos quais trabalhamos deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, a ser cultivada, e que deve crescer dia após dia: esse é o núcleo de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso pastoral".
saoPioX3.JPG
Papa Pio X se notabilizou também por seus esforços para evitar a primeira Guerra Mundial
Para o Papa Ratzinger, as ações de Pio X em prol da caridade, dos mais necessitados, sua humildade e simplicidade e seu profundo amor a Cristo podem ser úteis para sacerdotes e fiéis nos dias atuais. "O pontificado de São Pio X deixou um sinal indelével na história da Igreja", ponderou.
Entre as mais importantes realizações do pontificado de seu antecessor, o Papa citou o Catecismo Universal por ele promulgado, a condenação do modernismo e os esforços para evitar a primeira Guerra Mundial.
"Somente se estivermos apaixonados pelo Senhor seremos capazes de levar os homens a Deus e abrir-lhes ao seu amor misericordioso, e assim abrir o mundo à misericórdia de Deus".
Ao concluir sua catequese, Bento XVI saudou os diversos grupos de fiéis presentes na audiência geral, entre os quais peregrinos provenientes do Brasil e de Portugal. "A minha saudação a todos os peregrinos vindos do Brasil, de Portugal e demais países lusófonos, com uma benção particular para os alunos do Seminário do Verbo Divino, de Tortosendo: na vossa formação, empenhai-vos em seguir o exemplo dos grandes pastores como São Pio X, sendo sempre humildes e fiéis servidores da Verdade. Que Deus vos abençoe!"
Paquistão
No final da audiência, o Papa Bento XVI falou sobre as recentes enchentes no Paquistão, que deixaram centenas de milhares de mortos e milhões de desalojados e desabrigados no país. "O meu pensamento vai neste momento às queridas populações do Paquistão, atingidas recentemente por uma grave inundação, que provocou numerosas vítimas e deixou muitas famílias sem casa".
"Enquanto confio à bondade misericordiosa de Deus todos aqueles que faleceram tragicamente, exprimo a minha proximidade espiritual aos seus familiares e a todos aqueles que sofrem por causa dessa calamidade. Que não faltem a esses nossos irmãos, tão duramente provados, a nossa solidariedade e o concreto apoio da Comunidade internacional!", concluiu Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário